quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Darwin e as suas Principais Teorias

Charles Robert Darwin, filho de Susannah e Robert Darwin, nasceu a 12 de Fevereiro de 1809 na cidade de Shrewsbury, Inglaterra. Iniciou a sua educação na escola de Shrewsbury em 1773. Contudo, o jovem Charles não pôde tirar um bom proveito do pouco flexível sistema de educação, tendo ido em 1825 para a universidade de Edimburgo estudar medicina sendo a sua estadia nesta universidade um fracasso, pois Darwin não gostava de ver as operações e achava as palestras monótonas. Assim, o pai enviou-o para Cambridge para vir a ser frade. Foi em Cambridge que Darwin despertou o interesse pela história natural, graças ao professor de botânica, John Stevens Henslow.


Em 1831, após a sua formação, Charles era apaixonado pela natureza, nomeadamente botânica e entomologia. Ainda nesse ano, iniciou a sua viagem a bordo do Beagle que iria durar cerca de cinco anos, com o objectivo de completar dados cartográficos.


Planta do navio Beagle

Visitou, a bordo do Beagle, Tenerife, ilhas de Cabo Verde, Brasil, Montevideo, Argentina, Chile, Tahiti, Nova Zelândia, Tasmânia, ilha dos Açores e ilhas Cocos na qual ele começou a sua famosa teoria dos recifes de coral, visitou também as ilhas Galapagos onde estudou a fauna passando a duvidar da imutabilidade das espécies.
Ao longo da viagem colheu um enorme número de organismos até então desconhecidos pela ciência, observando entre eles fósseis de conchas a mais de 1000 m de altitude.
Durante e depois da viagem científica, o naturalista tentou descobrir a razão da grande diversidade de plantas e animais.

A vermelho a Rota do Navio Beagle

Por volta de 1846 Darwin já havia publicado diversos trabalhos baseados nas suas descobertas durante a viagem e neste mesmo período tornou-se secretário da sociedade de geologia.
Nos vinte anos seguintes, Darwin iniciou uma série de experiências, com plantas e animais, tendo como objectivo desenvolver métodos para verificar um mecanismo de transformação dos seres vivos. Estudando os dados recolhidos, tinha como objectivo confirmar a ocorrência de variações nas espécies.
A teoria Darwiniana é a que melhor se adapta aos factos observados sendo proposta em 1858 pelos naturalistas Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, explicando a evolução pela selecção natural entre as espécies.
Darwin acreditou que a razão de existir pequenas diferenças na descendência, tanto nas plantas como nos animais, fazem com que certas espécies vivam mais do que outras.
Daí surge a teoria da selecção natural que se resume em alguns pontos:
Os indivíduos apresentam variações
• A escassez de alimentos/espaço/parceiros reprodutivos obriga-os a lutar pela existência
Os indivíduos dotados de variações vantajosas têm mais possibilidade de alcançar o estado adulto e se reproduzirem, transmitindo as suas características à descendência.


Em 1859 escreveu o livro “A Origem das Espécies”. Esta obra marcou o início de uma revolução nas ciências e foi a partir dela que ocorreu uma profunda revisão das concepções filosóficas e religiosas, gerando persistentes controvérsias na Europa e ainda na actualidade.


Capa do livro ' A Origem das Espécies '

Charles Darwin morreu a 19 de Abril de 1888, em Down, em Nova Orleães., nos Estados Unidos da América.

Sem comentários: